SUCESSÃO EMPRESARIAL
- Sérgio Eloi

- 26 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2018
Como funciona a Sucessão Empresarial

Sucessão empresarial é a passagem do poder e do capital da atual direção de uma pessoa jurídica para a próxima que continuará exercendo as funções econômicas anteriores.
A maioria das empresas que se mantêm por muito tempo já passou ou irá passar por essa situação.
A sucessão empresarial não precisa ser sempre formalizada, podendo ser simplesmente herdada por um membro da família por questão de morte ou invalidez. Ela pode ocorrer também para algum sócio ou alguém que queira comprar o investimento.
As empresas devem voltar sua atenção à questão sucessória, já que a relação entre direções atual e sequente deve ser boa apesar das dificuldades possivelmente encontradas no caminho. Caso contrário, pode haver problemas para o próprio negócio, como decréscimos no lucro ou até mesmo a perda do investimento.
A sucessão pode ser feita por algumas razões, como:
Mudança na razão social;
Transformação, fusão, cisão ou incorporação de sociedades;
Venda do negócio;
Mudança no número de sócios;
Mudança de empresa individual para sociedade etc.
Para que o processo ocorra, é necessário que o titular mude de um para o outro. Chama-se de sucessor quem substitui o dono atual. O sucessor, assim que assume a função de adquirente, passa a ser responsável pelos contratos, dívidas e créditos da empresa.
Esse processo é muito semelhante ao que ocorre na sucessão civil, na qual o indivíduo transfere a seus herdeiros suas dívidas e créditos, porém como pessoa física.




Comentários