top of page

SEGURO AGRÍCOLA

A indústria de seguros para o ramo agrícola no Brasil, atualmente, é pouco difundida entre os produtores. A turbulenta relação entre agricultores e as opções de seguros disponíveis já existe há um bom tempo.

A baixa adesão por parte dos agricultores se dá, principalmente, em razão da ausência de benefícios reais ofertados pelos seguros tradicionais. Problemas como dificuldade em obter indenização em caso de sinistro e cláusulas contratuais confusas,  acabam gerando uma gigantesca onda de insatisfação dos produtores com esse tipo de negócio.

Para se ter uma ideia, menos de 15% da área plantada no Brasil é coberta por algum tipo de seguro. Esse dado é alarmante, levando em conta que o território nacional é extremamente extenso e possui uma das maiores economias voltadas para a agricultura da América do Sul.

Além disso, apenas 8% dos 5.5 milhões de produtores no Brasil utilizam algum tipo de seguro e mais de 90% do Valor Bruto da Produção de Soja, Milho e Trigo no Brasil em 2016 está sem cobertura de seguro, segundo o MAPA/SPA.

Isso significa que a produção agrícola brasileira está totalmente vulnerável a problemas climáticos, e mesmo as áreas cobertas por algum tipo de seguro, em caso de situações extremas ficarão protegidas por modelos de seguros que não são nem um pouco benéficos aos produtores.

FALE CONOSCO

Obrigado! Mensagem enviada.

© 2023 Copyright by Jeff & Gilliet. Todos os direitos Reservados

  • Jeff & Gilliet
  • Jeff & Gilliet
  • Google Classic
bottom of page