A FIANÇA LOCATÍCIA/SEGURO ALUGUEL
- Sérgio Eloi

- 26 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2018
Substituí: Pai, Mãe, Sogro, Sogra, Filhos, Cunhados, Colegas e principalmente os amigos.

O sujeito, nesse caso vamos botar o nome dele de "Pinco Palino" você, viveu uma boa vida, viajou, uns conheceu alguns lugares no mundo, outros, outras Cidades do Brasil, e a maioria nunca saiu nem mesmo do seu Bairro.
De um a hora para outra atingiu a idade do prego ( aquela hora que todo mundo quer bater em você) perdeu o Emprego, separou-se e agora esta procurando um lugar para morar.
Sogra e Sogro vão tomar todas as dores de seus filhos ampliadas, portanto não vão querer assinar como Fiador de jeito nenhum..
Assim como seus colegas, amigos cunhados, e, por incrível que possa aparecer nem seus Pais vão aceitar, Eles vão pretender que você volte a morar com Eles.
O Seguro Fiança Locatícia substituí o Fiador e garante ao Proprietário do Imóvel o recebimento dos aluguéis e encargos vencidos e não pagos.
Este tipo de seguro dispensa fiador e evita que você desfalque suas economias para reunir dinheiro suficiente a três aluguéis, supondo que seja necessário fazer depósito-caução. As características do seguro fiança locatícia possibilitam ganhos para todas as partes envolvidas na locação de imóveis.
Vantagens para o inquilino
• Evita o constrangimento de buscar um fiador.
• Dá mais agilidade na aprovação do contrato.
• Evita o desembolso imediato da caução (três vezes o valor mensal do aluguel).
• O mercado já parcela o pagamento do seguro fiança, o que dilui seu custo ao longo de vários meses.
• Algumas seguradoras oferecem coberturas extras para o inquilino, como descontos em transportadoras para a mudança e serviços de assistência, por exemplo, pequenos reparos e limpeza de caixa d’água, entre outros.
Vantagens para o proprietário
• Mais rapidez no recebimento do aluguel do imóvel.
• Efetiva garantia da locação, com certeza do recebimento do aluguel e encargos, que pode se estender por todo o contrato, com renovações sucessivas do seguro durante o período da locação.
• Não corre o risco de aceitar fiadores “profissionais”, que se especializam nesta área, cobram taxas altas do inquilino, mas representam grande risco, por garantirem vários inquilinos ao mesmo tempo.
• Oferta de coberturas adicionais, que incluem danos físicos ao imóvel, multa por rescisão contratual e pintura completa do imóvel.
Vantagens para a imobiliária
• Dispensa a análise de cadastro, que passa a ser feita pela seguradora. Isto também elimina o risco que a imobiliária assume ao aprovar cadastro.
• Vários corretores de seguros especializados no ramo já executam o trabalho de atendimento ao eventual inquilino, preenchimento de ficha cadastral, coleta de documentos e envio à seguradora. A transferência desse trabalho para a seguradora elimina o custo correspondente que a imobiliária teria ao realiza-lo.
• A certeza do recebimento do aluguel garante a sua taxa de administração do imóvel.
Agora "Pinco Palino" tem outras alternativas nem sempre esclarecidas pelo seu consultor de negócios, neste caso o Corretor de Seguros.
Pergunte a Ele sobre sobre Título de Capitalização, mas vou dar algumas dicas:
A Lei do Inquilinato (Lei 8.245, de 1991, com as alterações introduzidas pela Lei 12.112, de 2009 (LEI 8.245), permite o uso de caução em imóvel ou em dinheiro depositado em caderneta de poupança ou em título de capitalização ou em fundos de investimento, fiador e seguro fiança locatícia.
Portanto o "Pinco Palino" , compra um Título de Capitalização como alternativa na hora de alugar um imóvel, dispensando análise de crédito ou comprovação de renda assim o inquilino não precisa de Fiador.
O valor do Título é acordado entre o inquilino e o Proprietário e deve ser quitado em pagamento único, participa de sorteios mensais e no final do prazo acordado recebe 100% do valor constituído na reserva de Capitalização.




Comentários